A importância do tom de voz no copywriting: como desenvolver e manter um tom consistente e eficaz

Saiba o que é o tom de voz no copywriting e como trabalhar para que a sua marca fale a mesma língua do cliente. Confira dicas para facilitar a criação de conteúdo eficiente.

Contentus Clava

9/10/20244 min ler

O tom de voz no copywriting precisa ser entendido como algo mais do que apenas palavras; ele é o sentimento e a personalidade que transparecem por meio da comunicação. Um tom de voz consistente traz 3 benefícios para a comunicação:

  • ele constrói confiança;

  • cria conexão emocional e;

  • diferencia a marca no mercado.

Assim como acontece nas soluções para vídeos de vendas, como a que apresentamos quando tratamos de Clayton Makepeace, existem também abordagens técnicas que você pode aplicar para desenvolver e manter um tom de voz consistente e eficaz em suas comunicações.

É o que pretendemos mostrar aqui. Confira na sequência como criar essa voz de forma intencional, aplicando uma estrutura prática em cinco passos para garantir que cada peça de copy transmita a mensagem certa, no tom certo.

1. Identidade da marca: defina quem você é

Assim como no início de uma VSL, onde você precisa captar a atenção, o primeiro passo para criar um tom de voz no copywriting eficaz é definir claramente quem sua marca é. O tom de voz deve refletir a personalidade e os valores da empresa. Antes de qualquer coisa, pergunte: "Quem é a minha marca?".

Estrutura: comece com uma autoavaliação para definir três elementos principais:

- Missão da Marca: qual é o propósito central do seu negócio?

- Valores: quais são os valores que sua marca defende? Exemplo: inovação, transparência, confiança.

- Personalidade: se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Amigável, séria, irreverente?

Esses três pilares serão a base para a criação de um tom de voz autêntico. Marcas com uma identidade bem definida têm muito mais facilidade em comunicar-se de forma consistente.

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2. Entenda seu público: adapte o tom de voz no copywriting à persona

Assim como em uma VSL é importante fazer uma venda do problema, aqui você deve pensar em como o tom de voz precisa se alinhar com o público-alvo. Com quem você está falando? A copy que você escreve para um público jovem, descolado, é completamente diferente de uma copy voltada para um público corporativo, por exemplo.

Estrutura: desenvolva uma persona detalhada do seu público. Pergunte-se:

- Quem é seu cliente ideal?

- Quais são seus problemas, sonhos e preocupações?

- Como eles falam e se comunicam no dia a dia?

A partir dessas respostas, ajuste o tom de voz da sua comunicação para se alinhar ao vocabulário, estilo e expectativas do público-alvo. Quanto mais próximo seu tom estiver do jeito que sua persona se comunica, maior será a identificação.

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3. Defina diretrizes de tom: sejas claro e coerente

Seu tom de voz precisa de diretrizes específicas para ser coerente em todas as comunicações. Essas diretrizes funcionam como um manual para quem cria conteúdo para a marca.

Estrutura: para definir diretrizes claras, crie uma tabela de tom de voz no copywriting, com três colunas:

- Qualidades do tom: liste as qualidades desejadas para o tom de voz (por exemplo, amigável, confiante, profissional).

- O que fazer: descreva como cada qualidade deve ser transmitida na copy (por exemplo, se o tom é amigável, você deve usar um vocabulário simples e direto).

- O que evitar: liste o que deve ser evitado (por exemplo, se o tom é profissional, evite gírias e piadas).

Esse quadro serve como guia prático para manter o tom de voz consistente, independentemente de quem está escrevendo ou do tipo de comunicação.

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4. Adapte o tom ao contexto: flexibilidade com consistência

Em uma VSL, o ritmo e o tom de voz no copywriting precisam variar conforme o momento da apresentação, mas a mensagem central permanece. O mesmo acontece com o tom de voz: ele pode mudar de intensidade e estilo, dependendo do canal ou situação, mas deve permanecer fiel à essência da marca.

Estrutura: aqui, você pode desenvolver um guia de adaptação de tom para diferentes situações:

- Email de vendas: direto e assertivo, com foco em conversão.

- Posts em redes sociais: leve e interativo, com ênfase em gerar engajamento.

- Landing Pages: claro e orientado a resultados, com chamadas para ação bem definidas.

O truque é manter o tom consistente, mesmo que a forma como ele se apresenta seja ajustada ao contexto.

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5. Monitore e ajuste: refinamento contínuo

O tom de voz no copywriting deve ser monitorado e ajustado conforme sua marca cresce e seu público muda. O que funcionava há um ano pode não ser mais tão eficaz hoje.

Estrutura: estabeleça um processo de avaliação contínua do tom de voz, com base em:

Feedback do público

Acompanhe como as pessoas estão reagindo às suas comunicações. Estão engajando? Entendem a mensagem?

KPIs de comunicação

Use métricas como taxa de cliques, tempo de permanência em páginas e conversões para avaliar a eficácia do tom de voz.

Revisão periódica do tom de voz no copywriting

Faça revisões trimestrais para garantir que o tom ainda reflete os valores da marca e se conecta com o público de forma eficaz.

Sugestão de leitura: As melhores ferramentas para copywriters.

Aplicando o tom de voz no copywriting

O tom de voz é um elemento essencial no copywriting, e, assim como um script de VSL, ele deve seguir uma estrutura bem definida para ser eficaz. Ao definir a identidade da marca, entender seu público, criar diretrizes claras, adaptar o tom ao contexto e monitorar continuamente, você estará pronto para desenvolver um tom de voz consistente, engajador e capaz de construir uma conexão duradoura com seus clientes.

Essa abordagem estruturada garante que sua comunicação seja sempre autêntica, clara e relevante, independentemente do canal ou da plataforma.

Agora que sabe como trabalhar com o tom de voz no copywriting confira também "Copywriting para redes sociais: dicas para aumentar o engajamento".