Copy longa: porque e quando usar

Saiba em que momentos você deve recorrer à copy longa no seu produto ou serviço e fazer dela um recurso útil para aumentar a quantidade de vendas para a sua empresa.

Contentus Clava

8/7/20243 min ler

Copy longa
Copy longa

Copy longa não é escrever textão. É disponibilizar o conteúdo de maneira estratégica para que o esclarecimento sobre as objeções seja localizado pelo lead. Assim a sua página de vendas se torna mais do que um amontado de textos que pretendem convencer o visitante a comprar um produto: ela se transforma também em um material de referência para ajudar a tirar eventuais dúvidas sobre sua solução.

É só quando você entende isso que consegue entender a importância de uma copy longa bem elaborada.

Afinal de contas, páginas de vendas precisam quebrar objeções e entregar motivos para que o cliente queira aceitar a sua oferta. E isso uma boa copy permite.

Porque a copy longa é um recurso racionalmente interessante

Existem 3 motivos que fazem desse tipo de copy uma solução ideal para empresas que vendem online.

1. Foco em persuasão e conversão

A copy longa tem o objetivo principal de persuadir o leitor e aumentar as taxas de conversão.

Isso é alcançado respondendo a todas as perguntas e superando as objeções que o lead possa ter ao longo do processo de decisão de compra.

2. Estratégia de conteúdo

Em vez de simplesmente fornecer um "textão", a copy longa é cuidadosamente estruturada. Cada seção é desenhada para guiar o leitor por meio de uma jornada de:

  • compreensão;

  • interesse e;

  • ação.

Isso envolve técnicas como storytelling, provas sociais, e apelos emocionais.

3. Segmentação das objeções

A copy longa permite que você segmente e aborde as objeções de forma sistemática. Ao longo do texto é possível antecipar e resolver preocupações que o lead possa ter, aumentando a confiança e reduzindo as barreiras à conversão.

Como a copy longa funciona na prática

Não existe uma regra geral para a criação desse tipo de copy. Aliás, a única regra é estudar seu público e entender que tipo de conteúdo ele tende a consumir com maior facilidade.

Isso é o que se espera de um copywriter profissional. Afinal, depende de sua capacidade de compreender as dores e os desejos das pessoas o resultado do conteúdo que escreve.

Ainda assim, em geral, é possível seguir uma estrutura básica.

1. Introdução atraente

Boas copies costumam começar com um gancho atraente que capta a atenção do leitor e estabelece a relevância do produto ou serviço para suas necessidades.

2. Desenvolvimento detalhado

Elas seguem com uma explicação detalhada das características e benefícios, utilizando provas sociais como depoimentos, estudos de caso e estatísticas para construir credibilidade. Vídeos são úteis para simplificar essa assimilação de conteúdo.

3. Quebra de objeções

O passo seguir é identificar e responder às objeções comuns dos leads. Por exemplo, se a objeção é o preço, a copy pode incluir uma seção sobre o valor e o retorno sobre o investimento (ROI).

4. Chamada para Ação (CTA)

Copies de sucesso concluem com uma CTA forte e clara que orienta o lead sobre o próximo passo a ser dado, seja uma compra, um cadastro ou um contato.

Exemplo prático de copy longa

Copy longa Contentus Clava
Copy longa Contentus Clava

Um bom exemplo de copy longa que vemos no mercado é a página da Kiwify, plataforma de infoprodutos.

Perceba que um grande diferencial da empresa é de concentrar praticamente toda a atenção da página de vendas no texto.

E isso não é por acaso: a Kiwify disputa espaço com plataformas como a Hotmart e a Monetizze e é natural que as pessoas que chegam até sua página de vendas estejam em dúvidas sobre determinados aspectos.

Preço, taxa, funcionamento da hospedagem, saques... São muitas informações que precisam ser disponibilizadas com critérios.

Perceba que a copy longa não é feita para que a pessoa leia o texto todo do início ao fim: seu objetivo é facilitar a procura por informações que podem ser valiosas para quebrar eventuais objeções do cliente.

O que diz a ciência

Estudos mostram que os consumidores leem até 60% de uma copy longa se ela for relevante e bem estruturada . Além disso, copy longas bem elaboradas têm uma taxa de conversão significativamente maior, pois conseguem abordar todos os pontos que um lead considera antes de tomar uma decisão de compra .

Trabalhe com uma ferramenta estratégica para gerar conversões

A copy longa, quando feita corretamente, não é apenas um texto extenso. É uma ferramenta estratégica que utiliza a profundidade e o detalhe para responder a todas as objeções, construir confiança e persuadir o lead a agir.

Essa costuma ser a solução ideal para empresas que trabalham com produtos com ticket alto. Afinal, é esse tipo de copy que ajuda a cercar o cliente das informações necessárias para uma melhor tomada de decisão.

Quer ajuda com isso? Então conheça a nossa solução premium para páginas de vendas com copy longa: conheça o Mastery Stack da Contentus Clava.